Ponto final no caso Megafônica

BÁRBARA,

É NAZO GLINS QUEM TE ESCREVE, SOU O GUERRILHEIRO DA BANDA, MILITANTE DOS MOVIMENTOS ESQUERDISTAS DESDE ADOLESCENTE, FUI A GREVES, APANHEI DA POLÍCIA, FUI DETIDO, MAS SEMPRE FUI GUERRILHEIRO E TRAGO PARA O POP INDEPENDÊNTE ESSA IDEOLOGIA, CONFESSO QUE SOU UMA PESSOA PERIGOSA, E DESCULPE-ME A ABORDAGEM "CRUA"E IMPENSADA NESSAS SITUAÇÕES, MAS SOU ASSIM, DA LINHÁGEM DOS ANTI-HEROIS DO POP.
O QUE ME CHATEOU NÃO FOI O FATO DE VOCÊ TER DISPENSADO A BANDA, E SIM OS COMENTÁRIOS QUE VIERAM EMBUTIDOS NO E-MAIL POR ACIDENTE CREIO EU.
SE SUA RESPOSTA FOSSE: "SE VOCÊS QUISEREM É ASSIM", EU  ACHARIA NORMAL, POIS O MESMO DIREITO QUE VOCÊ TEM DE NÃO ACEITAR O NOSSO PEDIDO, TEMOS TAMBÉM EM NÃO ACEITAR TOCAR, E FICARIA POR ISSO MESMO. MAS ME MAGUOU PROFUNDAMENTE A FRASE: "ELES VÃO SER A PRIMEIRA BANDA, E PRA MIN JÁ TÁ VALENDO". ISSO DESMONTA SEU DISCURSO DE QUE JÁ FIZEMOS MUITO PELA CENA INDEPENDÊNTE, POIS O QUE FICOU CLARO PRA MIM FOI QUE NÓS SÓ VALÍAMOS ISSO, A ABERTURA DO FESTIVAL DE VOCÊS, E QUE DEVERÍAMOS AGRADECER AOS CÉUS POR ESSA GRANDE OPORTUNIDADE. MAS ACHO QUE NÃO É BEM ASSIM, NUNCA ESCREVEMOS OU FALAMOS NADA A RESPEITO DE "PANELINHA", PALAVRA QUE EU ABOMINO, E DESCORDO DAS OUTRAS BANDAS, POIS CADA UM TRABALHA COM QUEM SE AFINA (COMO NO NOSSO CASO), PORTANTO A IDÉIA DA PANELINHA É FURADA.
QUANTO A MISSA NO INTERIOR VOCÊ NÃO CONHECE UM TERÇO, SÓ O DIABO SABE O QUE PASSAMOS COM ESSA GALERA,I(NCLUINDO O PARALELO 11), QUE AGORA POSA DE BANDA AMIGUINHA, MAS QUANDO ESTÁVAMOS NO COMEÇO DA ARTICULAÇÃO DO MOVIMENTO NO INTERIOR, ELES SE JUNTARAM COM A GALERA QUE BOTAVA A GENTE PRA BAIXO, E FOI POR ISSO QUE SAIMOS PARA TENTAR PRIMEIRO CONQUISTAR UM ESPAÇO FORA, PARA SÓ ENTÃO VOLTARMOS COM FORÇA. ENTÃO PROUCURE PRIMEIRO CONHECER ESSA HISTÓRIA A FUNDO PARA DEPOIS OPINAR.
POREM NÃO DÁ PRA  NOS DESCULPARMOS POIS NÃO FIZEMOS NADA, ALÉM DE PEDIR " UM BOM ESPAÇO PRA TOCAR, O QUE TODA BANDA QUER MAS TEM MEDO DE PEDIR E FICAR SEM ESPAÇO PRA TOCAR.
E SE TOCARMOS É SÓ PRA COLOCAR UM PONTO FINAL NESSA HISTÓRIA TODA, E VAI DEPENDER DE VOCÊ, QUE É A DONA DO FESTIVAL, POIS PODE NÃO PARECER MAIS SOU UMA PESSOA BEM FLEXÍVEL, E NEM CONHEÇO VOCÊ OU OS OUTROS MEMBROS DE SEU COLETIVO, PORTANTO NÃO POSSO TER RAIVA DE VOCÊS, E NEM SEI O MOTIVO DOS OUTROS MEGAFÔNICOS TEREM NOS TRATADOS DAQUELA FORMA, MAS LEMBRE, VOCÊS PODEM TRATAR AS OUTRAS BANDAS NA BASE DO "É ASSIM, TOCA SE QUISER, POIS TEM UM MONTE DE BANDA QUERENDO TOCAR". MAS NÓS NÃO. AINDA TEMOS UM POUCO DE ORGULHO E AMOR PRÓPRIO.
DESCULPE-ME TODA ESSA ONDA, OS ERROS DE PORTUGUÊS E TUDO MAIS.. EU SOU ASSIM MESMO.

NAZO GLINS

15 comentários:

  1. Como o Nazo bem explicou, depois de todo esse mal entendido conversamos e chegamos a conclusão de que não vale a pena criar desgastes desnecessários e desavenças entre pessoas que trabalham pra fomentar a cultura, ao contrário, temos que nos unir.

    O cerne de toda essa discussão foi o comentário de um megafônico sobre a posição em que a banda tocaria, mas na ocasião, o memrbo estava falando ironizando em relação a um post anterior aqui do blog sobre o Eco Rock, em que a banda não tocou por ser a 1ª banda. A programação do Megafônica não está em questão e não é aberta a opiniões externas. Mas é legítimo o questionamento do DDT sobre o ponto, como banda convidada e já levando em consideração que o caso foi solucionado em consenso.

    O DDT se mantem como banda convidada e integrará o line up do Festival Megafônica pra mostrar que não há motivos pra manter esse caos virtual.

    Depois de tudo resolvido, todos, voltemos aos trabalhos para lamentação dos fomentadores do caos de plantão.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo entendimento, realmente, conversando todos se entendem.

    ResponderExcluir
  3. também acho que tudo pode se resolver com uma boa conversa!

    ResponderExcluir
  4. Belo exemplo de encaminhamento! todos nós estamos do mesmo lado, avança quem sabe reconhecer erros, saber pra onde quer ir e identificar os pares pra uma unidade de ação, que haja divergências sempre, e isso é saudável, agora não pode é travar o processo por orgulho ou "disse me disse"...parabens, espero ver o show do DDT de perto no festival Megafonica. Abs

    Otto Ramos - Circuito Fora do Eixo

    ResponderExcluir
  5. Pensando que a Megafonica é formado por gente de bandas e que sabe das dificuldades e dos anseios que existem no meio, o comentário no email foi rídiculo. Acredito na boa vontade e na organização do coletivo megafonica, assim como admiro e apoio a iniciativa do Invasão Caipira. Mas, acima de tudo, acredito no respeito profissional e ético que deve ser mantido pelos organizadores de uma cena.

    Não sei se desculpas funcionam ou o DDT se disponibilizar a tocar no festival vai diminuir todo esse mal-estar gerado. O que resta é esperar as consequencias disso tudo.

    ResponderExcluir
  6. Algumas coisas aqui nesse 'caso MEGAfônia/ Destruidores de Tóquio' me chamou a atenção, enuncio abaixo:

    "CONDIÇÕES.
    A organização oferece aos convidados credenciais para acesso ao backstage de toda a programacao do I Festival Megafônica de Artes Integradas Megafônica."

    - Sobre as condições, bom, não falo aqui como músico, mas como SER HUMANO eu acho que pelo menos água deveria ser oferecido. Afinal, desde quando acesso ao backstage virou generosidade? isso é o mínimo, do mínimo do mínimo a ser oferecido. Um lugar seguro onde a banda possa deixar seus pertences, e que óbvio, possa voltar para buscá-lo. Irônico e triste ao mesmo tempo, se essas são as condições oferecidas para as bandas que vem do interior, vocês, bandas da capital, estão ferradas.

    "Diante da dificuldade de receptividade com a Destruidores de Tóquio, agradecemos a resposta a carta convite, mas já estamos desde ontem fechando a programação e este atraso inviabiliza a espera por nova resposta, nos obrigando a convocar outra banda.
    Atenciosamente,

    Bárbara Andrade
    Coordenação de Planejamento e Sustentabilidade
    Coletivo Megafônica
    Circuito Fora do Eixo - Pará"

    -Bom, aqui eu coloco dois pontos, o primeiro é sobre a tal 'falta de receptividade'. Quer dizer, a banda sugere que, como virá de Capanema se bancando e sem receber nenhuma ajuda ou cachê, ou lanche, ou água, gostaria de tocar num horário decente e a dona do MEGA empreendimento retruca afirmando ser FALTA DE RECEPTIVIDADE. Receptividade é uma coisa que vocês, caros ddts provavelmente conhecem melhor que qualquer pessoa, pois recebem artistas da capital concedendo transporte, estadia e alimentação em seus eventos, e ainda por cima tem que lidar com essa resposta amarga, de quem não sabe receber um alerta.


    O outro ponto é sobre a falta de humildade da Coordenadora de Planejamento e Sustentabilidade do Coletivo Megafônica que é ponto do Circuito Fora do Eixo no Pará. Se quem envia o primeiro e-mail é Saul Smith, porque a resposta abusada vem da Gerência? E porque citar as 300 bandas de fora do Estado como exemplo de comportamento para com a coordenação do festival? Se você, querida gestora, é realmente militante pró cultura, pró fomento, deveria primar pelo que é local, e entender a solicitação de uma banda que recebeu tão bem uma banda do coletivo megafônica num evento deles. Isso denota respeito, coisa que, mesmo com seu discurso inflamado e empolgado sobre seu trabalho de "produção cultural", você desmente quando responde um e-mail, um pedido de melhores condições com tamanha arrogância.

    "Depois de tudo resolvido, todos, voltemos aos trabalhos para lamentação dos fomentadores do caos de plantão."

    -Por último, quero frisar bastante esse último parágrafo da resposta da empresária, que fala como se as pessoas que defendem um ponto de vista contrário ao dela fossem realmente os fomentadores do caos de plantão. Se tomar partido contra seu ego inflamado é fomentar o caos acredito que, então, o coletivo em questão é gerido por uma ditadora, que não aceita receber críticas pela forma amadora como lida com seu trabalho.

    Por fim, quero brindar aqui os rapazes do DDT, que vem fazendo um trabalho brilhante com o Projeto Invasão Caipira, e dando a cara pra bater mais uma vez, em nome da independência musical.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. "O cerne de toda essa discussão foi o comentário de um megafônico sobre a posição em que a banda tocaria"
    Depois de toda essa cagada querem amenizar a situação com um comentário desses. O problema todo é que o 'coletivo' não trata as bandas de maneira coerente, exceto as bandas que fazem parte desse empreendimento, como ficou claro no post anterior.
    Mais claro ainda está a posição da megafônica, que viu a sua credibilidade ir por água abaixo depois que se tornou pública a maneira em que os integrantes do 'coletivo' (integrantes de bandas) pensam sobre as outras bandas convidadas.
    Pedir desculpas e (re)convidar o DDT para o festival é uma prova de que os 'megafonicos' estão arrependidos, não de terem proferido aquelas opnições, mas de perceberem que as suas opniões (as reais e não as vendidas) foram muito mal recebidas pelo público.
    Espero que esse episódio mude alguma coisa no pensamento das pessoas que formam o 'coletivo' para que eles entendam de uma vez por todas que CULTURA NÃO É ISSO!!!
    Viva o verdadeiro espírito do rock!

    ResponderExcluir
  11. cara, pq invez de vcs ficarem falando assunto que não diz respeito a vcs, procuram oq fazer?
    se os caras já se entenderam, quem são vcs pra ficar dando pitaco atrasado?
    se vai ter agua, backstage, suco de laranja, isso é assunto deles, e cada banda que toca sabe pq quer tocar e toca se quiser. cada um tem as susas dificuldades, se estão tão incomadados assim, façam um festival pra vcs. que bando de prego....
    toca nessa merda quem quiser e for convidado pra isso, agora ficar esses chorões ai achando que são açguém pra opinar é que é foda. se liguem caralho.

    ResponderExcluir
  12. O comentário acima é mais uma prova do grande pensamento 'megafonico'.
    "Toca nessa merda quem quiser e for convidado pra isso"
    Se você não entendeu, o principal ponto aqui é tornar público o que realmente acontece. Mas transparência não é forte desse empreendimento.
    Além disso, quem começa xingando é por que já não possui argumentos suficientemente inteligentes para debater o que foi exposto para toda a rede!

    ResponderExcluir
  13. A gente opina porque tem opinião, Alice. "invez" de você ficar falando daquilo que também não diz respeito a você, vá ler uma gramática.
    aqui me retiro.

    ResponderExcluir
  14. Se isso não viesse a público o que aconteceria?

    ResponderExcluir
  15. É eu fiz o comentário tão falado logo acima.
    O que aconteceu foi um tremendo mal entendido, de ambas as partes acredito eu.
    Vou só esclarecer junto aos rapazes do DDT o que eu estava comentando ou tentando comentar no meu comentário.
    escrevei:
    ''Pô ainda querem horário melhor, vão ser a 1ª banda pô!
    Já tá valendo!!
    hahahahaha
    Égua, eu ri aqui.''
    Acima de tudo isso já vinhamos conversando sobre algumas coisas, o meu comentário foi simplesmente apenas analisando a resposta do pessoal do DDT, não vejo problema algúm ser primeira banda e ou ser a ultima e pra mim já tá valendo, acho que a banda tem que mostrar seu trabalho sendo ele em um horário ''bom'' ou um horário ''ruin''.
    E ''égua eu ri'' foi simplesmente pela programação colocada logo acima e eles estavam como a primeira banda a se apresentar.
    Foi coinscidência mesmo, ai quando viram só aquela parte acharam que eu menosprezei a banda.
    Jamais faria isso, até porquê sou músico e acho que todo trabalho tem seu valor, e escuto DDT, tenho o cd deles e não preciso ficar falando mal de banda.
    Espero que os ddt's entedam e vejam que o coletivo megafônica não tem nennhum preconceito e faz questão de que eles toquem no festival.
    Espero ter esclarecido algumas coisas, na verdade pretendo falar com eles pessoalmente e deixar tudo esclarecido.
    Abraços
    Yuri M.

    ResponderExcluir

Ouça o Programa Loaded e-Zine